O Parque Tecnológico Agropecuário Johanna Dobereiner (PARTEC/UENF) já é uma realidade que está funcionando numa área do Colégio Agrícola Antônio Sarlo, no bairro do Fundão. O espaço vai abrigar inicialmente 25 startups de egressos da UENF que transformaram suas pesquisas em soluções inovadoras e negócios de alto impacto
26/09/2025 08h10
O Parque Tecnológico Agropecuário Johanna Dobereiner (PARTEC/UENF) já é uma realidade que está funcionando numa área do Colégio Agrícola Antônio Sarlo, no bairro do Fundão. O espaço vai abrigar inicialmente 25 startups de egressos da UENF que transformaram suas pesquisas em soluções inovadoras e negócios de alto impacto.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Maurício Cabral, destacou a importância do espaço no processo de desenvolvimento de Campos e da Região, já que enxerga no Agronegócio mais uma ferramenta para impulsionar o crescimento da região tendo como aliados a edudação e a tecnologia, destacou Cabral.
Participaram da solenidade a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, o vice-reitor Fábio Olivares, o Diretor de Inovação, Gonçalo Apolinário, o Subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil e a engenheira agrônoma e presidente do Conselho de Políticas ESG da ACIC, Daniele Grangeiro e demais autoridades.
A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, destacou a importância de uma mudança de visão e quebrar alguns paradigmas sobre a produção agrícola. O Parque Tecnológico é um espaço para a produção de produtos biotecnológicos baseados em bioeconomia, em insumos biológicos que respeitam o ambiente, os agricultores e quem vai consumir os produtos. Isso pode significar um futuro muito diferente para a região, conclui a reitora.